Você sabe o que é um casamento ecumênico, as diferenças entre ela e um casamento inter-religioso ou como organizar um casamento com noivos com religiões diferentes? Vamos conversar com a Rejane Balioni, celebrante de casamentos que está à frente da Balioni Eventos – Eu Caso Você.
Diferente do que acontecia em um passado não muito distante, hoje é cada vez mais comum acontecerem casamentos entre noivos com religiões diferentes, de casais que tem a mesma religião mas não buscam um culto religioso e até mesmo situações onde há a ausência de uma crença religiosa específica (pessoas não ligadas a alguma religião, agnósticos, ateus, etc.) entre uma das partes e/ou suas famílias.
Fazer uma cerimônia de casamento não religiosa não quer dizer que o casal não tem religião ou ligação com Deus. Existem muitos motivos para isso, como quando os noivos são de religiões diferentes ou o simples fato de achar uma cerimônia simbólica mais bonita.
Nesses casos, o evento é realizado por um ou Juiz de Paz, que pode ir até o local desejado para celebrar a união civil, ou por um CELEBRANTE ECUMÊNICO. Existem celebrantes que apenas contam a história dos noivos, falam algumas palavras e encerram a cerimônia.
Para realizar esta versão do ritual das areias, você precisa de três vasos e duas areias coloridas de cores diferentes. Em um dos vasos você coloca a areia de uma cor, representando o noivo, e no outro vaso coloca a areia da outra cor, representando a noiva. O terceiro vaso estará vazio no início da cerimônia de casamento. Enquanto os noivos enchem o vaso vazio com as areias coloridas, misturando-as, o celebrante profere algumas palavras Podem começar colocando um de cada vez (alternando várias vezes) e no final os dois terminam de encher juntos o vaso principal, formando um belo desenho. O celebrante abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guardá-lo em sua casa, em lugar de destaque, simbolizando a união de vocês.
Nesta versão da cerimônia das areias, os padrinhos, as madrinhas a mãe e o pai da noiva e a mãe e o pai do noivo também podem participar da cerimônia das areias. Cada madrinha, acompanhada do seu par, pode entrar segurando um potinho com uma cor de areia, pois cada cor representaria o que aquele casal de padrinhos estava desejando aos noivos. Pode-se escolher as cores com base nos significados que se queira.
As mães e os pais da noiva e do noivo entram juntos segurando um potinho com areia branca que representa a vida de cada um de seus filhos. Durante a cerimônia o celebrante chama cada casal de padrinhos falando o que eles desejam aos noivos com aquelas cores e eles despejam a areia em um vaso vazio que fica na mesa do matrimônio. No fim, é a vez dos pais da noiva e do noivo entregarem aos seus filhos o potinho com a areia branca, que será misturado no fim pelos noivos.
Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel!
Primeiramente, durante a cerimônia de casamento os pais dos noivos acendem cada um uma vela e entregam para seus filhos. Nesse sentido, os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira vela, que representa a nova família que começa a ser construída.
Para simbolizar a união do casal são utilizadas três velas. São usadas duas menores, que representam a família noiva e a família noivo, e uma central, maior, que simboliza o casal. A noiva e o noivo pegam as velas ao mesmo tempo e acendem a vela central para representar sua união desde então.
separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel!
É perfeita para casamentos no campo e para os amantes da natureza! Podem ser de duas maneiras; na primeira, os noivos plantam uma muda de árvore e a regam. Na segunda, os pais dos noivos plantam uma semente, os padrinhos colocam o adubo e por último os noivos regam o vaso.
Após a cerimônia, o objetivo do casal é cuidar da planta para que ela cresça e fica cada dia mais forte, simbolizando o amor que sentem um pelo outro.
Assim como o vinho que, com o passar o tempo fica melhor, mais encorpado e saboroso, o casamento também pode seguir essa mesma proposta. Por isso, a cerimônia de casamento da caixa de vinho é tão especial.
Casamento é como vinho, melhor com o tempo.
Durante a cerimônia, o celebrante coloca uma garrafa de vinho dentro de uma caixa juntamente com cartas escritas pelos familiares e pessoas mais próximas dos noivos, entre elas, os pais, padrinhos, amigos e, inclusive pelos noivos, ou seja, cada um escreve uma carta para o outro e então essa caixa de madeira é fechada com um cadeado.
Há quem diga que o ideal é abrir a caixa somente nas Bodas de Madeira (5 anos de casamento), mas não existe uma regra para isso. Sendo assim, o importante é que ao abrir a caixa e fazer a leitura de cada carta o casal possa celebrar o casamento, recordar aquele dia tão especial e se emocionar com as mensagens das cartas de pessoas tão queridas.
Em primeiro lugar, simples e bonita é a cerimônia de casamento com balões. Na entrada do evento cada convidado recebe um balão com gás hélio. Durante a cerimônia, em determinado momento, o celebrante pede para que os convidados vibrem pensamentos e energias positivas para o casal. Depois disso, os convidados devem soltar os balões ao vento.
Também chamada de nó de Deus, as três cordas simbolizam o homem, a mulher e Deus. O significado é que as cordas de Deus não se quebram facilmente, e o mesmo acontece com o amor verdadeiro, mesmo diante das mais diversas crises que o casal poderá enfrentar.
Como vira um item de decoração da casa, sempre que olhar para ele o casal se lembrará da mensagem. Uma linda forma de lembrar da sua cerimônia ecumênica.